12/12/2019

Natal Literário - 2019

Dezembro se iniciou e, com muita alegria, eu anuncio a volta do projeto Natal Literário aqui no blog. Como de costume, escolhi cinco títulos, dos mais variados gêneros, que possuem como plano de fundo o Natal ou que tenham alguma relação com essa época do ano, para lê-los até o fim de dezembro e publicar a resenha aqui no blog. Confesso que foi muito difícil chegar a uma decisão final acerca de quais obras selecionar para esse projeto, mas, finalmente, cheguei a um veredito. Então, vamos às escolhas:


1) Todas as cores do Natal - Vitor Martins...
Nessa coletânea, Vitor Martins narra uma divertida história de amigo secreto no curso de inglês que vai fazer o leitor morrer de amores e vergonha alheia por Renato. Já Bárbara Morais traz o universo das Garotas Mágicas para salvar o Natal na capital do país e falar sobre a importância da amizade verdadeira. Lucas Rocha conta como Danilo só queria um fim de ano comum, mas, de repente, tudo dá errado na noite de Natal e ele se vê preso em uma tempestade envolvendo um peru assado, um cachorro e o garoto por quem ele tem uma quedinha. Alliah mostra que uma simples viagem em grupo de fim de ano para uma ilha no litoral do Rio de Janeiro pode revelar seres sobrenaturais sofrendo com as alterações mágicas causadas pela poluição dos mares. Para fechar com chave de ouro, Mareska Cruz fala sobre a relação de Benedita com o Natal desde o seu nascimento: são quinze anos de pura diversão, coração partido, amor e amizade.
Eu tenho algumas obras do Vitor Martins na minha lista de livros por ler, mas acabei nunca dando início a elas, então, eu aproveitei o projeto para incluir Todas as cores do Natal. O intuito da obra em questão foi reunir cinco autores LGBTQ+ para contar histórias divertidas e emocionantes sobre personagens do mesmo meio, utilizando a "own voice" dos autores, ou seja, a propriedade de fala. 

2) A aventura do pudim de Natal - Agatha Christie 
Primeiro, foi o aviso sinistro para que Poirot não comesse pudim de passas... Depois, a descoberta de uma cadáver dentro de uma baú... Em seguida, uma briga, ouvida por acaso, que levou a um assassinato... Também o estranho caso do homem que alterou seus hábitos alimentares e morreu... E o mistério da vítima que sonhou com o próprio suicídio. Qual a ligação entre esses seis casos espantosos?
Claro que eu não poderia deixar a rainha do crime, Agatha Christie, de fora dessa, não é mesmo? A autora compara esse livro com uma ceia de Natal, então, espero degusta-lo com muito apreço risos

3) Mistério de Natal - Jostein Gaarder 
Durante os 24 dias anteriores à noite de Natal, o menino Joaquim acompanha um grupo de peregrinos que voltam no tempo para chegar a Belém, onde vão homenagear um recém-nascido. Uma fábula sobre a tolerância, na qual o autor de O mundo de Sofia traça um roteiro histórico do cristianismo.
Quem não conhece o clássico O Mundo de Sofia, não é? Pois bem, escolhi Mistério de Natal, primeiramente, pelo autor de ambas as obras ser o mesmo e, também, porque a sinopse me agradou bastante. Juntado o útil ao agradável, a obra tem grandes chances de me agradar e eu espero que seja digno de ser considerado um clássico assim como a obra mais popular do autor. 

4) O presente do meu grande amor - Stephanie Perkins...
Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança.
O presente do meu grande amor é uma obra que há muitos anos tenho vontade de ler, porém, sempre tive a convicção de que a faria quando eu reabrisse o blog e voltasse com o projeto Natal Literário. A obra contêm histórias de alguns autores que eu já tive a oportunidade de ler alguma(s) obra(s) e gostei muito, como Gayle Forman, e de outros que eu tenho muita curiosidade, por exemplo, David Levithan e Rainbow Rowell. Sendo assim, vai ser uma ótima experiência!

5) Nosferatu - Joe Hill
Victoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa sua estranha capacidade, pois sabe que ninguém acreditaria. Ela própria não entende muito bem. Charles Talent Manx também tem um dom especial. Seu Rolls-Royce lhe permite levar crianças para passear por vias ocultas que conduzem a um tenebroso parque de diversões: a Terra do Natal. A viagem pela autoestrada da perversa imaginação de Charlie transforma seus preciosos passageiros, deixando-os tão aterrorizantes quanto seu aparente benfeitor. E chega então o dia em que Vic sai atrás de encrenca... e acaba encontrando Charlie. Mas isso faz muito tempo e Vic, a única criança que já conseguiu escapar, agora é uma adulta que tenta desesperadamente esquecer o que passou. Porém, Charlie Manx só vai descansar quando tiver conseguido se vingar. E ele está atrás de algo muito especial para Vic. Perturbador, fascinante e repleto de reviravoltas carregadas de emoção, a obra-prima fantasmagórica e cruelmente brincalhona de Hill é uma viagem alucinante ao mundo do terror.
Por último, mas não menos importante, temos Nosferatu, de Joe Hill, filho de Stephen King. Há muito eu quero adentrar nas obras do filho do rei do horror, já que King é um dos meus autores preferidos, então, aproveitei que a obra em questão possui como um dos planos de fundo o tenebroso parque de diversões A Terra do Natal e a adicionei no projeto. Confesso que tenho grandes expectativas acerca desta leitura.

Portanto, os livros supracitados foram os escolhidos para o Natal Literário de 2019. Vale ressaltar que não irei lê-los na ordem em que foram dispostos aqui no blog, será aleatoriamente. Conforme eu for finalizando a leitura, escreverei e publicarei a resenha aqui no blog. Espero que seja tão empolgante para vocês quanto para mim. Abraços! 

22 comentários:

  1. Oi. Que ideia bacana, continue fazendo indicações assim, adoro. Dos livros listados, gostei de Mistério de Natal, já add aqui em minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gleydson! A sua lista é muito interessante. Aguardo as resenhas. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Gleydson, tudo bom?
    NOSSA, eu tenho 'Todas as cores do Natal' no kindle e ainda não li!!!!!!!!!!
    Vou fazer isso logo mais, obrigada por me lembrar!!
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Quero ler As Aventuras do Pudim de Natal e Nosferatu, aliás, quero conhecer tanto as obras de Joe, quanto da Tabitha King.
    Gostei do projeto, pretendo visitar o blog mais vezes para ler as resenhas *-*
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá, Gleydson.
    Eu já li Nosferatu, A aventura do pudim de natal e O presente do meu grande amor das suas escolhas. Fiquei bem interessada em Todas as cores do natal que eu ainda não conhecia.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oie.Tudo bem ?Amei o projeto , esse ano também selecionei alguns livros natalinos para essa época do ano.
    Dos seus selecionados eu li dois. Só vou comentar que "As aventuras de um pudim de natal" só tem o primeiro conto de natalino ,o resto não tem vínculo . Mas vale a pena ler .Só avisei porque me senti bastante frustada quando percebi que os outros eram natalinos.

    Beijos e boas leituras.

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  7. Já li O Presente do meu Grande Amor e gostei da maioria dos contos. Nosferatu não li mas tenho vontade...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi Gleydson, tudo bem?
    Não conheço nenhum dos livros, mas gostei da proposta deles. Ansiosa pelas resenhas, especialmente do livro da Agatha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Oi Gleydson, seu blog é lindo demais!
    Adorei as indicações para o natal literário, dificilmente leio livros relacionados a isso, mas anotei as dicas caso dê tempo de incluir um novo livro na meta de leitura!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Adorei o seu projeto!
    Também adoro ler livros de Natal e esse ano já li UM DIA EM DEZEMBRO e gostei bastante, até já postei resenha lá no blog! E estou lendo no momento O PRESENTE DO MEU GRANDE AMOR e espero poder postar a resenha antes do Natal.
    Vou voltar aqui para conferir todas as resenhas ;)
    Bjão

    Amei o seu cantinho, vou voltar aqui mais vezes <3

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi
    desses ai eu só conhecia O presente do meu grande amor, eu tinha planos de ler histórias que envolvia o Natal até o fim do mês, mas acabei lendo só um e-book mesmo, espero que goste de suas leituras.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Hey Gleydson! Tudo bem?
    Desses que citou eu quero muito ler as aventuras do pudim de natal!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  13. Oi, amei suas escolhas de títulos para ler no mês do Natal. Ainda não li nenhum deles mas achei super interessante termos obras de gêneros variados ambientados na mesma época. Espero que curta as leituras.
    Ps.: acabei de lançar um conto natalino na Amazon, se quiser conferir, se chama Eu nunca vou te abandonar.

    ResponderExcluir
  14. Oie, gosto tanto dessa época do ano. Férias, comidas gostosas, família, viagens, esse clima é o melhor do ano. Achei bem legal suas escolhas. Esse ano também fiz uma listinha de livros sobre o Natal. Estou com Deixe a neve cair e Esquecer o Natal, espero conseguir ler os dois esse final de semana. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  15. Olá , estou acompanhando este site e estou adorando seus artigos são muito bons mesmo parabéns.
    Tabela Jogo do Bicho

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Adorei o projeto, é ótimo para já entrar no clima do Natal. Não li nenhum dos livros que escolheu, mas tenho vontade de ler O presente do meu grande amor. Espero que sejam todos ótimas leituras e depois quero ler as resenhas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Ah quanta coisa legal! Conheço a maioria pelo nome e o que quero ler mesmo é Nosferatu. Deixo minha indicação aqui: Feliz Natal Alex Cross, é um bom livro de detetive durante o natal.

    ResponderExcluir
  18. Quero ler alguns desses livros mas, gostei de conhecer as aventuras do pudim de natal, acho que vai ser uma história bem divertida.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adorei a ideia!! Ainda não li os livros, então estou doida para conhecer eles e saber sua opinião.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  20. Estou curiosa para saber o que achou dos livros, principalmente de Nosferatu. King é o meu autor favorito e li esse livro do filho dele com muitas expectativas que não foram quebradas. Você vai amar!

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Muito bacana sua ideia. Espero que tenha conseguido ler todos. Um feliz ano novo.
    Abraços,
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
  22. Oie,
    Nunca li nenhum dos livros citados, mas sempre me interesso pelos da Agatha Christie.
    Não conhecia nenhum livro do filho do tio King, Nosferatu parece ser muito bom.
    Beeijo e feliz ano novo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir

© Acampamento da Leitura | 2019. Todos os direitos reservados.
Layout por Gleydson.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo