14/11/2019

Resenha: Doutor Sono - Stephen King

Doutor SonoTítulo: Doutor Sono
Título original: Doctor Sleep
Autor(a): Stephen King
Editora: Suma
Nº de páginas: 475
Ano: 2015
Encontre: Skoob
Avaliação: Ótimo

Na última quinta-feira (07 de novembro), estreou nos cinemas brasileiros a adaptação cinematográfica de Doutor Sono, a continuação do clássico O Iluminado, de 1980, ambos do nosso querido rei do horror, Stephen King. Li a obra na época do lançamento aqui no Brasil, em 2015, e não hesitei em reler para, só então, assistir ao filme. Por isso, vim aqui tecer as minhas considerações acerca da obra.

Como o próprio autor conta, apesar de não ter planejado uma continuação, algumas vezes se pegava a imaginar como estaria Danny Torrance e sua mãe Wendy tantos anos após os eventos que aconteceram no Hotel Overlook. Sendo assim, fomos presenteados com Doutor Sono, que nos mostra um Danny (hoje Dan) adulto e sensato, mas que herdou os problemas com alcoolismo de seu pai, Jack.
Mas outra parte sua, a parte iluminada, sabia mais que isso. Ele ainda não estava livre do Overlook.
Perturbado com suas visões e com as lembranças dos acontecimentos do Overlook, Dan se afogou na bebida e viu seus poderes e suas pesadas memórias se esmaecerem em sua mente. Tentando se livrar de seu vício, ele se refugia em uma cidade menor e passa a trabalhar como zelador de um asilo. Acompanhado de um gato que pode prever a morte, Dan finalmente descobre um modo de utilizar seus poderes para auxiliar as pessoas nos momentos finais de suas vidas. Tudo ia bem até uma garota aparecer em sua mente pedindo ajuda, fazendo com que ele descubra sobre a existência de uma tribo chamada Verdadeiro Nó.

Abra Stone é uma criança iluminada, que desde cedo demonstra seus poderes. Após encontrar um folheto com crianças desaparecidas, reconhece um garoto com o qual já havia sonhado. Na tentativa de ajuda-lo, acaba sendo descoberta justamente pelo Verdadeiro Nó, responsável pelo desaparecimento. A tribo é composta por uma espécie de vampiros, que descobriram a imortalidade através das crianças iluminadas, estas sendo sequestradas, torturadas e assassinadas por eles para obter o que eles chamam de vapor.  Caberá, então, a Dan ajudar Abra, enfrentando não apenas os integrantes do Verdadeiro Nó, mas também os fantasmas de seu passado.
Tudo o que vemos ou parecemos não passa de um sonho dentro de um sonho.
Na primeira vez que li Doutor Sono, confesso que eu estava receoso. Apesar de Stephen King ser um dos meus autores favoritos, analiso suas obras sem qualquer parcialidade, pois, assim como qualquer autor (ainda mais com tantos livros lançados), é preciso admitir que ele tem seus "altos e baixos". Vale ressaltar que não a obra em questão não se trata de qualquer continuação, mas de um clássico que é O Iluminado. Logo após iniciar a leitura, meus receios se esvaneceram: Doutor Sono é uma continuação e tanto!

O nosso querido rei do horror acertou em cheio, ao meu ver, principalmente em dois quesitos: os personagens e o plano de fundo da história. Este, apesar de não ser o Hotel Overlook, nos causa tanta tensão quanto. Já os personagens, desde os protagonistas aos secundários, como Billy e Casey, são importantíssimos para a trama, tendo todos eles sido muito bem construídos, com suas particularidades e detalhes. Uma das coisas que mais se destacam em Doutor Sono é a luta de Dan contra o alcoolismo, que, ao contrário de seu pai, resolveu fazer de tudo para vencer o vício.

A leitura flui facilmente e a escrita do autor contribui bastante para isso. Sabemos que King costuma apostar bastante em descrições detalhadas de seus personagens e do ambiente no qual ele está inserido, e isso, ao meu ver, contribui muito para a história. Claro que há autores que o fazem de uma maneira que torna a leitura cansativa, mas aqui estamos falando do rei do horror, que não decepciona quanto a isso.

A Editora Suma (que na época do lançamento ainda se chamava Suma de Letras), caprichou na edição, nos entregando um livro completo, digno do posto de continuação de O Iluminado: a diagramação está ótima, a fonte em um tamanho perfeito para leitura e as páginas são amareladas, que não cansam a visão do leitor.

Em suma, Doutor Sono se consagra como uma das melhores obras consideravelmente recentes de Stephen King, sendo leitura obrigatória para seus fãs, bem como para os fãs de O Iluminado. Confira o trailer da adaptação cinematográfica, abaixo:

13 comentários:

  1. Eu comprei esse livro e não o li de primeira. Meu namorado pegou para ler e abandonou porque achou bem chata e isso me desanimou muito. Por isso fiquei enrolando a leitura até essa semana onde peguei para ler novamente (ainda não terminei) para só então ver o filme. Espero ter uma experiência tão boa quanto você. King é meu autor favorito mas como você mesmo disse, essa não é a sequencia de uma obra qualquer e sim de O Iluminado.

    Também amei seu blog <3

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu sou louca para ler tanto O iluminado quanto esse, porém sou beeem medrosa, hahaha. Adorei tua resenha, minha curiosidade de ler as obras só aumentou!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho ouvido falar muito bem deste filme! E combinar vamos que para os fans do Stephen King deve ser uma novidade e tanto. Eu já tentei, mas não consigo ler nem assitir filmes de terror. Rsts Lendo aqui sua resenha até parece tranquilo e a tals, mas na hora do vamos ver saio correndo. Kkk

    Dia eu ainda consigo!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gleydson como vai? Esse livro é muito bom, sem dúvida um dos melhores da carreira literária do senhor King. Ótima resenha, abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. OI!

    Embora tenha visto esse trailer não associei que era a continuação do grande clássico de Steven. Já assisti a adaptação das suas obras para o cinema, mas confesso que nunca li nenhum livro seu. Na verdade, já coloquei milhares de vezes na minha lista, todavia nunca li terror ou algo bem próximo.

    Beijos!

    https://pensaliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi! Essa sequência foi uma leitura muito boa pra mim, porque até então, eu tinha lido O Iluminado há muitos anos e quando li Doutor Sono, tive que forçar a memória, e acabei relendo o primeiro livro, o que foi muito bom. É uma continuação que me agradou, porque eu pude reencontrar e saber o que tinha acontecido com os dois.
    O filme está na minha lista para assistir, depois de tantos anos do primeiro, quero ver como a história muda de figura. Obrigada pela resenha.

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  7. Queria ler tanto esse livro antes do filme, mas nem vai dá. Fora que faz tempo que li O Iluminado e lembro de poucas coisas hhahaahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Eu sou fã incondicional de King, e também li Doutor Sono em 2015. Mas, como eu sou a loka das leituras em grupo, tenho cronograma pra ler King todo mês, e infelizmente não consegui reler pra ir ver o filme. Fui em uma pré-estreia dia 05, e ADOREI!
    O filme consegue redimir perante aos olhos do mestre tudo que ele não gostou no filme do Kubrick. E mesmo com as alterações extra livro, ficou muito bem feito. Tem crítica lá no blog se te interessar!!
    Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  9. Oiiii

    Eu gosto bastante das estórias do King e pra mim é fundamental personagens bem construídos em gêneros como este, ainda bem que aqui novamente ele acerta. Achei a ambientação bacana também, legal saber que ela causa aquela tensão no leitor. O filme eu quero demais assistir, o trailer ja me deixou super curiosa e me parece que será uma adaptação super bem feita.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Graças ao filme do Iluminado, baseado no livro do autor, eu tenho trauma de filmes de terror até hoje!! kkkkkk Bom, diante disso, é bem improvável que eu me anime a assistir essa sequência. Já peguei vários livros do autor na mão para ler, mas eu sou medrosa para terror! Eu assumo sem vergonha nenhuma!!! kkkkkk
    Adorei saber que esse livro é uma ótima continuação, mas não é um gênero de leitura para mim!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tive oportunidade de ler nada do King, mas sempre vejo elogios incríveis para ele. Assisti apenas as adaptações e confesso que eu adoro! Espero me encantar pela escrita também. O fato do autor saber relatar bem os personagens e todo o cenário, parece incrível. Gostei muito da sua resenha.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  12. Oi, sou bem curiosa para ler O iluminado e sua continuação, Doutor Sono. Ainda não vi os filmes. Bom saber que Doutor Sono conseguiu ser uma boa continuação, com uma ambientação e personagens interessantes, fico ainda mais animada para fazer a leitura.

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!
    Eu tenho um certo problema com livros de horror, mas eu tenho muita vontade de ler King e principalmente clássicos como "O Iluminado" e agora mais lendo uma resenha sobre a continuação do livro.
    Eu gosto dessa certa conexão entre os mundo do King e mesmo ele não imaginando em fazer uma continuação suas histórias sei que se interligam de certa forma.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Acampamento da Leitura | 2019. Todos os direitos reservados.
Layout por Gleydson.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo