06/01/2017

Desafio Literário 2017


Oi pessoal, tudo bem por aí? 2017 já chegou e todo início de ano é tempo de planejar as leituras "obrigatórias" dos próximos meses. Eu nunca havia participado de um desafio literário e esse ano eu  resolvi participar e fazer o meu próprio. Quem quiser participar também, sinta-se à vontade.

Isso não significa que eu lerei apenas os quatorze livros listados aqui durante o ano, claro que haverão inúmeras outras leituras. Estas são apenas as que eu escolhi para completar o desafio. Enfim, vamos lá!

1. Uma trilogia/série
Eu vou, finalmente, ler a trilogia As Peças Infernais. Eu nem sei o porquê de ter adiado tanto assim, já que eu adoro a Cassandra Clare. A trilogia é composta por Anjo Mecânico, Príncipe Mecânico e Princesa Mecânica. A história é uma prequela de Os Instrumentos Mortais, que eu já li há alguns anos e adorei.

2. Uma biografia
Eu adoro biografias e fiquei muito em dúvida sobre qual incluir nesta categoria. Acabei escolhendo 3096 Dias, da austríaca Natascha Kampusch, que passou mais de oito anos em cativeiro, sendo submetida a inúmeros tipos de abusos físicos e psicológicos. É uma história muito triste que, infelizmente, é verídica.

3. Um clássico da literatura brasileira
Para esta categoria eu escolhi Memórias Póstumas de Brás Cubas, do Machado de Assis. Sim, eu ainda não li esse clássico nacional e considero isso um pecado, por isso, incluí a obra no desafio.

4. Um clássico mundial
Quem não conhece Orgulho e Preconceito, da Jane Austen, não é? E mesmo que não conheça, acho que todo mundo já ouviu falar da história ou até mesmo da adaptação cinematográfica. Esta obra é um clássico que ultrapassa gerações e tenho certeza que não me arrependerei de ler.

5. Que foi escrito por uma mulher
Victoria Aveyard conquistou o mundo com o seu livro de estreia, A Rainha Vermelha. Eu já li muitas resenhas positivas sobre ele e muitas pessoas o incluem em suas listas de melhores leituras, então, mal posso esperar para lê-lo.

6. Uma releitura
Foi muito difícil escolher apenas um para esta categoria, pois eu fiquei em dúvida entre vários dos meus livros favoritos. O escolhido foi Extraordinário, da R. J. Palacio. É uma história muito encantadora e emocionante, então, mal posso esperar para lê-lo novamente. Sem falar na adaptação cinematográfica que irá estrear em maio deste ano, que tem a incrível Julia Roberts como a mãe do protagonista Auggie, interpretado pelo Jacob Tremblay.

7. Que tenha mais de 500 páginas
Eu escolhi A Fúria dos Reis, do incrível George R. R. Martin, para esta categoria. A obra é o segundo volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo, que foi adaptada para a TV, dando origem à minha série televisiva preferida, Game of Thrones, da HBO. Eu já li o primeiro livro e fiquei apaixonado pela escrita do autor e pela riqueza dos detalhes. A série televisiva é bastante rica, mas os livros são incomparáveis!

8. Que foi adaptado para o cinema
Eu vou ler O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, do Ransom Riggs, antes de assistir à adaptação cinematográfica, por isso não assisti enquanto esteve em exibição nos cinemas. Eu comprei o livro há algumas semanas e não o li ainda, então, o incluí aqui no desafio. Parece ser uma história muito rica e gostosa de se ler. O Lar das Crianças Peculiares (título da adaptação cinematográfica no Brasil) estreou em setembro do ano passado e conta com a maravilhosa Eva Green no elenco principal e Tim Burton na direção.

9. Publicado este ano
Eu mal posso esperar pelo lançamento de Origin, do Dan Brown, que é um dos meus autores preferidos. A capa oficial ainda não foi divulgada, mas a data de lançamento sim: 26 de setembro de 2017. Eu estou muito ansioso, afinal, é o quinto volume da série sobre o professor de simbologia Robert Langon.

10. Que tenha pessoas na capa
E aqui vai mais uma obra de um dos meus autores preferidos, desta vez, do Harlan Coben. Não Fale Com Estranhos foi lançado ano passado e eu não cheguei a lê-lo ainda. Eu considero o Coben um autor sensacional, que consegue prender a minha atenção do início ao fim.

11. Um livro de contos
O Stephen King também é um dos meus autores favoritos e eu não podia deixar de incluí-lo no desafio. Eu adoro contos e quando eles são de um dos meus gêneros preferidos, me agrada mais ainda. Ao Cair da Noite é uma coletânea de treze contos de horror que eu mal posso esperar para ler!

12. Um livro que você abandonou
Até agora, eu abandonei pouquíssimos livros, pois eu não gosto de abandonar uma história, mesmo que ela esteja ruim. Mas Cinquenta Tons de Cinza, da E. L. James, foi um dos que eu acabei abandonando na metade e eu já falei sobre isso algumas vezes em tags aqui no blog. Vou dar mais uma chance a esse fenômeno de vendas e conto para vocês o que achei.

13. De um(a) autor(a) com a inicial do seu nome
Eu escolhi uma obra da da Gayle Forman, para esta categoria. Eu Estive Aqui tem a premissa bem interessante, pois envolve romance e mistério. Como eu já li Se Eu Ficar e adorei, espero gostar dessa obra também.

14. Uma indicação de um(a) amigo(a)
Meu amigo me indicou Herdeiros de Atlanta, primeiro volume da trilogia Filhos do Éden, do brasileiro Eduardo Spohr (mesmo autor de A Batalha do Apocalipse). Eu achei a premissa bem interessante e espero gostar da história assim como ele gostou.

Então, estas foram as minhas escolhas! Eu não vou lê-los na ordem descrita ou todos de uma vez, pois, como eu disse, a intenção é lê-los durante o ano. Qual seria a graça de ler todos de uma vez e completar o desafio tão rápido assim, não é mesmo? Além do fato de haverem inúmeras outras leituras que não estão inclusas no desafio.

Se você quiser participar desse desafio também, sinta-se à vontade! É só usar a imagem do início da postagem com as categorias e me avisar aqui nos comentários, pois eu ficaria muito feliz de conferir as suas escolhas também. Beijos, até a próxima!

30 comentários:

  1. Olá!
    Adorei o desafio e os títulos que escolhestes, muito legais!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Gostei muito desse desafio e adoraria participar,infelizmente não vou conseguir por estar participando de outro desafio, mas espero que seja um desafio muito produtivo. Estou louca para ler o próximo lançamento do Dan Brown, ele deve ser tão maravilhoso quanto os outros.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo bem? Só vi desafios parecidos desse no Instagram, mas amei ver um posto em pratica num blog, dos livros que você citou só li dois, e desses dois um eu abandonei kkk e ja anotei alguns títulos para compra!
    Bjss http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/01/meta-um-capitulo-por-dia.html

    ResponderExcluir
  4. Que vabacabacana o desafio e melhor ainda, você já sabe o que fazer para bater cada qusito. Sucesso e boas leituras.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Fico feliz que tenha estipulado algumas metas para esse novo ano e adorei o desafio que se propôs e as leituras que escolheu.
    Estou com alguns desafios em mente e o seu entrou para essa lista!!
    Espero que consiga fazer todas as leituras e estou ansiosa para saber suas impressões sobre algumas delas, principalmente sobre 50 tons!

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito legal seu desafio, desejo sucesso a você viu!!?? ... Confesso que para 2017 não planejei nada, quer dizer planejei ler o máximo possível dos livros que já tenho, principalmente os nacionais.
    Dos livros citados por você ... Já li Memorias póstumas de Brás Cubas (adorei, é um livro muito crítico) espero que você goste.
    Orgulho e Preconceito é bom demais e deixa o leitor desejando mais obras da autora. Esse ano pretendo ler Persuasão.
    Cinquenta tons de cinza foi uma boa leitura, mas o segundo livro é o melhor de todos. Espero que você goste.
    Li Eu estive aqui, gostei mas O que há de estranho em mim é mil vezes melhor.
    Tenho Filhos do Éden mas ainda não li =/
    Enfim sucesso no desafio viu!!! Feliz ano novo e feliz dia do leitor.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Achei super legal esse desafio! Se eu soubesse que dele um pouco antes eu teria participado, com certeza! Amei várias de suas escolhas e vou acompanhar de perto para saber a sua opinião sobre elas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia muitos dos livros citados, nem mesmo o desafio, que gostei bastante! :) Se eu já não tivesse entrado num para o ano todo, teria aceitado!!..

    Quero também ler Peças Infernais (apos terminar a coleção principal de Caçadores de Sombras) e Rainha Vermelha!! :) ahahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Sempre me apego aos desafios pra me ajudar a ler mais, então adoro os que encontro!
    Parabéns pela iniciativa. Como já estou participando de alguns, acho que este será um que deixarei passar, hehe.
    Boas escolhas para se desafio. Espero que consiga cumpri-lo.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o desafio que criou, serve como dicas de leitura, afinal tem tanta coisa boa. 50 tons de cinza também nunca entrou em minhas listas, não sei... acho que não iria gostar. O filme achei bem franco, que me perdoem os que o adoram.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Gostei muito do desafio e das suas escolhas.
    Não tenho vontade de ler Peças infernais, pois não gostei muito da escrita da autora. Não sabia que o Dan Brown lançaria outro livro e já quero para ontem! Também pretendo ler O orfanato da Srta. Peregrine esse ano.
    Já li Orgulho e Preconceito e Extraordinário e são dois livros favoritos da vida.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Olá =)
    Adorei o desafios e os livros que escolheu para ele. Alguns desse livros também quero ler. Tomara que consiga cumpri o desafio! Beijos'

    ResponderExcluir
  13. Oi!

    Tomara que você consiga cumprir seu desafio literário esse ano. Eu já desisti de fazer, porque eu nunca cumpro, então, to de boa. Haha. Conheço algum dos livros, mas espero que leia mesmo o 3096 Dias, é bem pesado, mas muito bom. =)

    bjs!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Só não irei participar desse desafio porque estou cheia de livros de parceria para ler.
    Mas já vou deixar salvo caso sobre um tempinho.

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu achei muito legal o seu desafio, mas eu já comprovei para mim mesma que eu não consigo cumprir desafios do tipo. Eu não gosto de escolher meus livros assim, porque as vezes não estou disposta a ler um livro de tal gênero ou tamanho, enfim. Mas eu adorei o seu desafio e espero que você consiga cumprir com todos. Boas leituras. Ahhh Eu comecei a ler Memórias Póstumas de Brás Cubas e não consegui conclui, abandonei, mas vou tentar ler esse ano.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  16. Oi.
    A maioria dos livros da sua lista ou eu já li ou também estão na minha lista.
    Peças Infernais eu já li e a trilogia é maravilhosa, ainda melhor que Instrumentos Mortais.
    O da Natascha Kampusch eu não conhecia e me interessou muito.
    E eu também estou aguardando ansiosamente o próximo livro do Dan.
    Muito legal o desafio, acho que vou aderir.

    ResponderExcluir
  17. Olá ♥
    Achei bem bacana seu desafio. Alguns livros da sua lista já li ♥
    50 Tons de Cinza é o livro da vida para mim, pois se não fosse ele não existiria o blog♥
    Sucesso com suas leituras, e depois corre para contar o que achou.

    ResponderExcluir
  18. Adoro desafios literários apesar de não participar por falta de tempo, mal o ano começou e já estou com tanta coisa para fazer que fico perdida kk Mas desejo todo o sucesso para você no desafio e que todas as obras que escolheu lhe rendam excelentes leituras!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  19. Oiee Gleydson ^^
    Eu também adoro a Cassandra Clare, mas acabei enrolando um monte para ler "Anjo mecânico", e, chegou na hora, nem gostei muito. Não sei o que aconteceu :/ Tenho muita curiosidade de ler a biografia da Natascha Kampusch, mesmo sabendo que vai ser coisa forte. Espero que você goste de "A rainha vermelha" e de "Eu estive aqui", eu adorei os dois.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Que iniciativa bacana! As vezes precisamos de uma ajudinha extra pra leitura andar, né? Acho que vou acabar aceitando o desafio pra poder desafogar minha prateleira que ta lotada de coisas! Seu blog é fofinho demais.

    ResponderExcluir
  21. Olá, se eu não tivesse tão aperreado com minhas leituras, enfrentaria este desafio, afinal temos ai uma grande variedade de gêneros, inclusive clássicos. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  22. Olá. Eu estou vendo muitos desafios por aí mas o seu tem o diferencial de ja ter programado quais são os livros que você lerá. Só por essa programação acho que tem.mais chance de dar certo. Gosto do machado e Jane eles eu tenho certeza que serão boas leituras. Espero que as outras sejam também. Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    adorei o desafio e as obras escolhidas. O desafio é bom porque acaba por nos "forçar"a ler determinados livros que por escolha simples, talvez demoraria mais tempo.
    Eu pretendia fazer desafio este ano, pois estou com mais de 200 livros físicos na estante, mas com a chegada da Rebekah, minha bebêzinha, vai ficar quase que impossível.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oieee
    Tudo bom?
    Bem interessante o seu desafio, como eu queria conseguir fazer um, mas ler pro obrigação não rola comigo, eu travo e acabo tomando raiva dá história.
    Boa sorte.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Adorei o desafio e se não tivesse tão enrolada em outros dois juro que participava também. Alguns dos títulos já são meus conhecidos, como Orgulho e Preconceito e Extraordinário. Espero que goste deles o mesmo tanto que eu.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Acho esses desafios super legais, ainda mais que a gente meio que se obriga a ler livros que ficam parados na estante, muitas vezes só pelo fato de não ser uma prioridade....
    Eu quero ver se tento alguns esse ano :)
    Acredita que eu amo a Cassandra mas não consegui terminar Anjo Mecanico? Na época eu não curti muito a vibe dele, mas está na lista de 'tentar novamente a leitura', vai que dessa vez eu gosto né?
    Sua lista tem mais livros que eu abandonei, mas diferente do da Cassandra, não tenho a menor vontade de retomar a leitura - levou alguns anos, mas decidi que tem muito livro na lista para ficar insistindo em um que estou achando ruim....rs
    Que você consiga cumprir seu desafio :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Eu acho bacana esses desafios literários embora eu nunca tenha participado de nenhum porque prefeito ler conforme minha vontade e não estipular leituras durante ano. Dos livros citados eu já li alguns como a trilogia das peças infernais, estive aqui, a rainha vermelha, cinquenta tons.
    Espero que consiga cumprir suas metas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bom?
    Boa sorte em sua meta literária esse ano! A que eu mais gostei foi essa de indicação de um amigo. Na verdade pensei em montar uma tbr para esse ano só com indicações de amigos, mas, não deu muito certo! rs Sobre suas metas, Memórias póstumas, Orgulho e preconceito e extraordinário são metas maravilhosas. Você vai amar as leituras ^^



    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que adoro esses desafios, mas não participo de nenhum kkkkk Mas eu achei bem bacana o seu, a lista do que ler está interessante e os livros escolhidos também, sendo que tenho curiosidade com vários, entre eles o do Orfanato.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  30. Adorei o desafio, já até peguei umas indicações neste seu post, mas o que mais tenho vontade de ler, mas estou super enrolando já tem um tempão é Extraordinário, que é um livro que todo mundo fala muito bem, mas sempre acabo deixando para depois.
    Boa sorte e espero que consiga vencer este desafio.
    Bjs

    ResponderExcluir

© Acampamento da Leitura | 2014-2017. Todos os direitos reservados.
Layout por Gleydson.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo